• Português
  • English

Clientes

JOÃO CÔRTES

JOÃO CÔRTES

João Côrtes nasceu em 1995 e com apenas 3 anos de idade começou a realizar dublagens e locuções publicitárias.

Aos 14 anos, começou seus estudos de teatro protagonizando a peça “O Pequeno Principe”, com o grupo de teatro do Colégio Albert Sabin. No mesmo ano fez parte do elenco do musical “A Bela e a Fera”, com o grupo de teatro dirigido por Ricardo Sonzin. Ainda em 2010, fez participação no longa-metragem “Colegas”, de Marcelo Galvão. Em 2011, realizou o musical “Jesus Cristo Superstar” com o grupo de teatro de Abigail Wimer e Sílen de Castro. Também fez parte do grupo de teatro-musical da Cultura Inglesa, onde participou dos musicais “Oh Brother” e “The Tempest”. Fez um curso de 1 ano de Clown e Improvisação, com Nathalia Catharina e Carolina Novelleto. Ganhou em 1º lugar o concurso de Declamação do Colégio Oswald de Andrade, com a peça “Ariosvaldo”, de sua própria autoria. Em 2012, juntou-se a Oficina dos Menestréis, onde realizou a peça “Filhos do Brasil” de Oswaldo Montenegro, dirigido por Deto Montenegro, e, com o grupo “teatro-livre” de Abigail Wimer, fez a peça “Recital sobre o amor e a poesia – Antologias”.

Em 2013, cursou a 4 act Performing Arts, no nível de Imersão (onde fez aulas de Ballet Clássico, Jazz, Consciência Corporal, Interpretação, Canto Belting e Coral). Realizou também, com o grupo “Teatro Livre”, de Abigail Wimer, a peça “Cyrano de Bergerac”, no espaço Crisantempo. Fez parte da série “3 Teresas”, no canal GNT, como o personagem “Lucas”, com Denise Fraga e Claudia Mello, dirigido por Luis Villaça. Participou também do longa-metragem “Lascados”, de Victor Mafra, com Paloma Bernardi, Chay Suede, José Trassi e Guilherme Fontes, como o personagem “Denis”, que teve sua estreia em Setembro de 2014. Ficou em cartaz durante 3 meses no SESC Pompéia, em São Paulo, com a peça “O Segredo dos Dois Pinóquios”, dirigida por Johanna Albuquerque, com a companhia “Bendita Trupe”. Substituiu o ator Renato Góes, por 1 mês na peça “Adão, Eva e mais uns caras”, dirigida por Ernesto Pícolo, com Sheron Menezes, Allan Souza-Lima, Danilo Sacramento e Gonçalo Diniz. A peça teve sua temporada no Teatro Gazeta, em São Paulo.

Tem em seu currículo mais de 15 filmes para publicidade: Anador, Sky, Vivo, Femama, Pernambucanas, Dafiti e Nextel. Protagonizou, ao lado de Beatriz Segall, um episódio, “O Assalto”, da série para a Rede Globo, “Os Experientes”, dirigida por Fernando Meirelles, com Augusto Madeira e André Abujamra. No final de 2013 participou do curta-metragem de fim de ano da produtora O2, dirigido por Philipo e Steffano Capuzzi LaPietra.

No início de 2014, participou, como convidado especial, do espetáculo improvisado “Deu Branco”. Participou de um episódio da série no Multishow “Vai que Cola”, como o personagem “Valdisnei”. Ainda em 2014, fez parte do elenco do espetáculo “Meninos e Meninas”, no Teatro das Artes, dirigido por Leandro Goulart e Afra Gomes, e também da peça de improviso “Se Joga”, no mesmo teatro. Participou da segunda temporada da série pro canal GNT: “3 Teresas”; Fez uma participação no longa-metragem “To Ryca”, dirigido por Pedro Antonio. No início de 2015 voltou de NY, onde cursou a New York Film Academy, por 4 meses, fazendo “Acting for Film”. No mesmo ano, participou da terceira temporada da série “O Negócio”, na HBO, como o personagem “Eric”, filho de “Ariel”, interpretado por Guilherme Webber. No mesmo ano, integrou o elenco da peça “M Mais de Perto”, um espetáculo sobre a vida e a obra da cantora Amy Winehouse. Ainda em 2015 dublou a animação “O Reino Gelado 2″, dando a voz ao personagem Orm, protagonista.

Entre 2016 e 2017, João viveu “Giuseppe” na novela das 18h na Rede Globo, “Sol Nascente”! Nela fez parte de um dos núcleos principais da trama. Ele era irmão de Bruno Gagliasso e Giovanna Lancelotti, filho de Marcelo Novaes e Claudia Ohana, e neto de Aracy Balabanian e Francisco Cuoco. Em 2017 ele esteve em cartaz com os longas-metragens “Ninguém Entra, Ninguém Sai”, dirigido por Hsu Shien, e em “Amor.com”, de Anita Barbosa.

No início de 2018, João voltou a dar vida a “Eric”, na quarta e última temporada de “O Negócio”, da HBO, que teve lançamento simultâneo em toda América Latina. Retornou também aos palcos com a peça “Querida Quitinete” que ficou em cartaz no Rio de Janeiro, e fez uma participação na segunda temporada de “Carcereiros”, disponível no GloboPlay. Ainda na mesmo ano, João foi convidado para participar do programa “Popstar”, da Globo, onde pôde mostrar que além de ator, tem muito talento como cantor, chegando a ser vice-campeão da atração. Ele, que já foi vocalista da banda de jazz e pop “8 do Bem”, criada há mais de dez anos pelo produtor musical Ed Côrtes, seu pai, e Derico (do eterno sexteto do Jô), em breve lançará o disco Elevador Gourmet. O repertório contará com músicas autorais e também com releituras de sucessos mundiais de nomes como Amy Winehouse, Djavan, Maroon 5, Michael Jackson, entre outros. Tudo isso em uma versão completamente diferente do que já escutamos, com arranjos de big band e orquestra.

O final de 2018 trouxe João no longa thriller “O Segredo de Davi”, dirigido por Diego Freitas: único longa brasileiro selecionado pelo Festival Internacional de Cinema de Montreal. Já em 2019, ele começou o ano interpretando o personagem Cabeça no filme “Eu sou mais eu!”, dirigido por Pedro Amorim. Na trama, João tem um dos papéis centrais, o melhor amigo da protagonista Camila (Kéfera Buchmann). Nos cinemas, também dublou o personagem Lou da animação “Uglydolls”.

Paralelo ao trabalho como ator, João abriu a produtora de conteúdo audiovisual, a “Tentáculo REC”, e escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, intitulado “Nas Mãos de Quem Me Leva”! O Drama fala de empoderamento e superação, e teve suas filmagens terminadas em abril. O elenco com conta as atrizes Neusa Maria Faro (atriz consagrada conhecida por trabalhos como “Êta mundo bom”, “Verdades Secretas”, “Amor à Vida”, “Gabriela”, entre muitos outros”), Fernanda Marques (“A Fórmula”), entre outros. Já o segundo trabalho da produtora é o curta-metragem “Flush”, todo em inglês, que conta com a assinatura de João em parceria com o ator Nicolas Prattes, ambos também atuam na produção.

Ainda em 2019, João foi anunciado como o novo coapresentador do “Popstar”, da Globo, e entra em cartaz com a peça “A Mochileira do Espaço”, em São Paulo. Em 2020, o ator teve seus trabalhos por trás das câmeras sendo selecionados para festivais do mundo inteiro e vencendo diversos prêmios, entre eles “Flush” nas categorias Roteiro Original, Melhor Dupla de Atuação e Melhor Curta-metragem no Indie Short Fest (Estados Unidos), e “Nas mãos de quem me leva” como Melhor Filme e Melhor diretor no New Cinema Film Festival (Portugal).

Mesmo em meio à pandemia, João não parou de produzir. O ator escreveu e protagonizou o segundo episódio do projeto “Crônicas da Pandemia”, criado por André Gustavo, diretor da O2 Filmes, em parceria com a diretora Ale Pellegrino, que foi gravado pelo próprio celular do ator em casa.

Fluente em inglês, o ator teve produções gravadas na língua inglesa estreando em 2021. A primeira foi a série americana-brasileira “O Hóspede Americano”, da HBO Max, que contou com Côrtes no papel de Thomaz Reis, cinegrafista da expedição do ex-presidente Theodore Roosevelt e Marechal Rondon no Rio da Dúvida. Ele também esteve na Globo com a série “Passaporte para Liberdade”, primeira produção gravada em inglês da emissora, em parceria com a Sony, interpretando Wilfried Schwartz, militar nazista que acaba de retornar da Segunda Guerra Mundial. Ainda no mesmo ano, ele participou do álbum audiovisual “Gracinha” da cantora Manu Gavassi, lançado no Disney+, em que interpretava o narrador da história.

Em outubro de 2022, João assinou a colaboração de roteiro em “Depois do Universo”, da Netflix. A história, protagonizada por Henry Zaga e Giulia Be, se tornou um sucesso na plataforma, atingindo o Top 10 das produções mais assistidas de 40 países. Já no mês seguinte, o ator chegou ao Globoplay como Celso Tadeu em “Encantado’s”, série que tem como pano de fundo um mercado do subúrbio do Rio de Janeiro que, à noite, é também uma escola de samba da classe D.

Em 2023, o artista é presença confirmada no elenco de “Rio Connection”, ficção-policial da Globo, em parceria com a Sony, inspirada na história real de como a máfia italiana conseguiu construir e executar um largo esquema de escoamento de heroína para os Estados Unidos, em pleno Rio de Janeiro dos 70. Seu personagem é o Alberto Martins, um diplomata extravagante e excêntrico, que se torna a peça chave para o sucesso da operação dos criminosos.

... + EXIBIR TEXTO

VÍDEOS

PÁG. 01/02
>>