A atriz e apresentadora Jacqueline Sato é descendente de japoneses, indígenas, espanhóis, portugueses e alemães. Sua primeira experiência na televisão foi como apresentadora do “Sessão Super Herois”, quando tinha apenas 12 anos de idade. Aos 17, começou a estudar atuação e estreou, no teatro, com “Uma Peça Por Outra”, direção de Brian Penido Ross, e “Antígona”, direção de Sérgio Ferrara.
De volta à televisão, em 2010, estreou no mundo das novelas como Bianca de “Corações Feridos”, do SBT. Multifacetada e amante da natureza e dos animais, apresentou, entre 2011 e 2012, o programa “Encantador de Cães”, na RedeTV. Na ocasião, o reality show alcançou o top 3 entre as maiores audiências do canal.
Durante 2013 e 2014, ela interpretou Jéssica, uma tatuadora sensual e divertida em “Além do Horizonte”, na Rede Globo. Antes mesmo da obra acabar, Jacque foi convidada para viver Sandrinha em “Na Mira do Crime”, série de TV produzida pela Fox e Rede Record, exibida em janeiro de 2015. Ainda no mesmo ano, foi convidada para interpretar Harumi em “Psi”, série da HBO indicada ao Emmy, e para integrar o elenco da peça “A Lenda do Vale da Lua”, apresentada em São Paulo, no Teatro Porto Seguro.
Jacqueline também é a voz da música de abertura da versão brasileira do anime japonês “Doraemon”, sucesso no ar há mais de 40 anos no Japão. No ano seguinte, de 2016 a 2017, ela teve um de seus maiores desafios: interpretar Yumi, um dos papéis principais em “Sol Nascente”, na Rede Globo.
2017 foi o ano em que deu vida à sua primeira protagonista, Marina, na série de TV “(Des)encontros”, do Canal Sony. A série foi ao ar em 2018 e, no mesmo ano, ela foi vista nas telonas pela primeira vez, vivendo Caroline, professora de yoga e ex-namorada de Virgílio (Mateus Solano), protagonista do filme “Talvez uma História de Amor”, da Warner Bros., com direção de Rodrigo Bernardo.
De volta à Rede Globo, em 2018, integrou o elenco da novela de época “Orgulho e Paixão”, interpretando a médica Mariko. Já o ano de 2019 começou com Jacqueline dublando uma das protagonistas, Melissa Shield, do filme “My Hero Academia: 2 Herois”, famoso anime japonês. Em seguida, integrou o elenco de seu segundo filme, “10 Horas para o Natal”, dirigido por Cris D’Amato e lançado em dezembro de 2020.
Também em 2020, dublou desenhos e animes (a série “My Hero Academia” e “Astroboy”), animações (“Cats e a Gatolândia”), filmes ( “Ice” e “Cosmoball”), entre outros. Em setembro do mesmo ano, ela voltou ao ar apresentando na Band o programa “Encantadores de Pets” e a série “Bruce Lee: A Lenda”.
Além do trabalho como apresentadora até meados de 2021, Jacqueline deu vida também a Ayumi na série “Os Ausentes”, dirigida por Caroline Fioratti e Raoni Rodrigues, que estreou em julho do mesmo ano na HBO Max. No ano seguinte, a artista teve confirmados dois novos trabalhos que serão lançados em 2023: um programa e uma série.
O primeiro, como atriz, é “A História Delas”, nova série do Star+, onde contracena com nomes como Letícia Spiller, Cris Vianna, Leo Jaime e Bia Arantes. Na trama, interpreta Mirella, uma ex-modelo, dona do Miralaser, um estabelecimento que oferece depilação definitiva.
O outro lançamento é o programa “Mulheres Asiáticas”, que abordará representatividade, preconceito, e valorizará a pluralidade e riqueza da cultura destes povos e seus descendentes. Criada e apresentada por Jacqueline, a nova atração do canal E!, terá a primeira temporada com enfoque na vida das mulheres nipo-brasileiras.
A artista também é graduada em Comunicação (Rádio e TV) pela FAAP, fez aulas de canto (belting) no Conservatório Musical Souza Lima, e continua praticando canto, jazz, ballet, yoga e muay thai. Entre um trabalho e outro, sua paixão pelo ofício a levou a variados cursos. Sato sempre encontra tempo para estudar mais, seja no Brasil ou no exterior. Em São Paulo, estudou com a tradicional Companhia de Teatro “Grupo TAPA”, durante 4 anos, tendo aulas com Eduardo Tolentino, Brian Penido, Guilherme Santanna e Clara Carvalho.
Ao longo de sua carreira, já estudou com renomados profissionais nacionais (Fátima Toledo, José Eduardo Belmonte, Tomas Rezende, Ana Dias, Hugo Moss, Cristiane Paoli Quito) e icônicos profissionais internacionais (Ivana Chubbuck, Margie Haber, Nancy Bispo, Larry Silverberg, Ranjiv Pereira Jandiz Estrada, Andreas Simma – Theatre du Soleil). Jacqueline passou períodos de estudos em Nova York, onde também pôde estudar Teatro Musical, e Los Angeles, onde fez cursos intensivos sobre o Método Meisner e sobre a Técnica Chubbuck, criada pela mesma autora do Best Seller “The Power of The Actor”, que teve, como alunos, Brad Pitt e Charlize Theron.
Em paralelo à carreira artística, ela também é CEO da House of Cats, associação de proteção aos animais, que já ajudou mais de 2000 gatinhos a encontrarem um lar. Engajada também em pautas ambientais, Jacqueline, que usa sua voz e plataforma para abordar pautas importantes, como sustentabilidade, preservação da natureza, incentivo ao slow fashion e outras mudanças de hábitos que geram menos impacto ambiental, tornou-se em 2021 a nova Embaixadora do Greenpeace Brasil.
CURRÍCULO JACQUELINE SATO
Televisão
· 2018 – Novela Orgulho e Paixão – Globo – Personagem: Mariko. Direção: Fred Mayrink.
· 2018 – Série (DES)encontros – SONY – Personagem: Marina. Direção: Rodrigo Bernardo.
· 2017/2016 – Novela Sol Nascente – Globo – Personagem: Yumi. Direção: Walther Negrão.
· 2015 – Série “Lili, a ex” – GNT – Personagem: Kyoto Shibata. Direção: Luís Pinheiro.
· 2015 – Série “PSI” (2ª Temporada) – HBO – Personagem: Harumi. Direção: Max Calligaris.
· 2014 – Série “Na Mira do Crime” – FOX/RECORD – Personagem: Sandrinha. Direção: Edson Spinello.
· 2013/2014 – Novela “Além do Horizonte” – GLOBO – Personagem: Jessica (Jessie Tattoo). Direção: Gustavo Fernandes.
· 2013 – Série “PSI” (1ª Temporada) – HBO – Personagem: Harumi. Direção: Marcus Baldini.
· 2012 –Apresentadora de TV do programa “O Encantador de Cães” da Rede TV.
· 2010 – Novela “Corações Feridos” – SBT – Personagem: Bianca. Direção: Del Rangel.
Cinema
Longas-metragens:
· 2017 – “Talvez uma História de Amor” – Warnes Bros – Personagem: Carolina. Direção: Rodrigo Bernardo.
Teatro
· 2015 – “A Lenda do Vale da Lua” – Personagens: Lua, Mãe, Lucia, Carlos, Pai e Ema. Direção: Wilma de Souza.
· 2009 – “Antigone” – Coro – Direção: Sérgio Ferrara.
· 2008 – “A Piece for Another” – Personagem: Miss Issipo e Ponachona. Direção: Brian Penido.
Outros
· 2015 – Cantora da versao Brasileira da música de abertura do desenho animado “Doraemon”.
· 2009 – filme “Cabelo Negro” – Personagem: Meiko – Anhembi Morumbi University
· 2009 – filme “Dentro de um filme” – Personagem: Lorena – Universidade FAAP.
· Habilidades: Dança (Jazz e Ballet), Ciclismo (habilitação A), Luta (Muay Thai), Ski, Dublagem, Inglês Fluente.
Formação, cursos e workshops:
· Rádio e TV – FAAP
· Curso Profissionalizante da Escola de Atores Wolf Maia.
· Grupo de estudos de Teatro – TAPA.
· Curso intensive de teatro musical – 4Act Performing Arts
· Course of Musical Theatre – Leading Broadway Education Company em Nova York.
· Interpretação para Cinema – José Eduardo Belmonte.
· Método de Michael Chekhov – Hugo Moss.
· Workshop com Andreas Simma – Theatre du Soleil.
· Masterclass – Jandiz Estrada.
· Masterclass – Nancy Bishop.
· Técnicas para Audição – Margie Haber.
· Masterclass – Fátima Toledo.
· Mergulho no Método – Biomecânica dos Ritos – Confraria dos Ritos.
· Canto – Rafael Villar
· Treinamento de Palhaço – Cristiane Paoli Quito
· Intensive Meisner Training – The Sandford Meisner Center with Ranjiv Perera.
· Intensive Meisner Training – True Acting Institute with Larry Silverberg
· Meisner e outras ferramentas para o ator de cinema – O barco com Tomás Rezende
· Imersão Meisner – Be True com Ana Paula Dias
· Chubbuck Technique – Ivana Chubbuck Studio
· Improvisations – The Groundlings