Nascida em 6 de maio de 1995, Isabella Santoni começou ainda criança no teatro, aos 7 anos; no entanto, foi apenas aos 15, após o curso de férias na Casa das Artes de Laranjeiras, que teve certeza que seguiria o caminho das artes em sua vida profissional. Sempre dedicada, começou a fazer trabalhos como modelo para pagar vários outros cursos de atuação.
Aos 18 anos, fez sua estreia nas grandes telas interpretando a protagonista Bel no longa-metragem independente “Visceral”, dirigido por Thomas Vannucci. No mesmo ano, participou da websérie “Lindas e Tensas” e ingressou na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) para cursar Artes Cênicas.
Conciliando os estudos com a profissão, Isabella foi escalada para protagonizar o episódio “Laura, A Filha Fiel” na segunda temporada da série “As Canalhas” (GNT), dirigida pelo cinegrafista Vicente Amorim. Em seguida, foi aprovada para o papel que já a lançou ao estrelado: a lutadora Karina na novela “Malhação Sonhos” (Globo). A personagem lhe rendeu diversos prêmios, entre eles o de Atriz Nacional no Capricho Awards, o de Revelação do Ano no Troféu Imprensa, e o de Melhor Atriz Revelação no Melhores do Ano, da Globo. Ainda em 2014, participou também da websérie “Curriculum Vitae: Viva os Melhores Anos da sua Vida”.
Emendando papéis centrais em produções bem recebidas pelo público geral e pela crítica, a artista fez uma participação especial na minissérie “Ligações Perigosas” (Globo), interpretando a versão jovem da protagonista Isabel, interpretada por Patrícia Pillar. Marcando sua estreia profissional nos teatros, e voltando a atuar ao lado de Bruna Hamú, que interpretou sua irmã em “Malhação”, Santoni estrelou o musical “Cinco Julias”, dirigido por Matheus Souza, responsável pelo roteiro do filme “Confissões de Adolescente”. Além da primeira peça, o ano de 2016 também trouxe o primeiro trabalho da atriz no horário nobre, quando viveu Letícia na segunda fase da novela “A Lei do Amor” (Globo). Na trama, a personagem que venceu a leucemia é filha dos personagens de Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini.
Após terminar as gravações da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Isabella retorna aos palcos protagonizando a peça “Léo e Bia” (2017), dirigida por Leonardo Talarico, que conta a história de Oswaldo Montenegro. Em seguida, recebe o convite para integrar o time da 14ª temporada do “Dança dos Famosos” do programa Domingão do Faustão (Globo). Um ano e meio após sua última novela, a atriz retorna às telinhas no papel de Charlotte Williamson, seu primeiro papel de época, na novela “Orgulho & Paixão” (Globo).
Durante a pandemia da Covid-19, Isabella participou da websérie “Quarentenados” e lançou em dezembro de 2020, após fazer cursos e mentorias de empreendedorismo, sua marca de moda praia ‘NIA’. Com ela, a empresária ressalta a importância da diversidade, não apenas disponibilizando peças do PP ao XG, como tendo em suas campanhas mulheres plurais, até o momento, negras, brancas, amarelas, trans e com vitiligo.
Em junho de 2021, a atriz retorna aos trabalhos com duas estreias. Dando vida à Viviane, Isabella desembarca na Amazon Prime Video com papel de destaque na série “Dom”. A trama é inspirada na vida de Pedro Dom, um chefe de quadrilha que aterrorizou o Rio de Janeiro nos anos 2000 e que ficou conhecido como o “bandido gato”, já Viviane, era uma criminosa parceira de suas falcatruas, além de relacionamento amoroso do protagonista. Nos cinemas, estrelou ao lado de Lucas Salles o filme “Missão Cupido”, dirigido por Rodrigo Bittencourt e roteirizado pelo próprio em parceria com André Pellegrino e João Santanna.
Apaixonada por surfe, ela, que sempre teve como prioridade as pautas ambientais, ainda intensificou sua ligação com o meio-ambiente com a proximidade com o esporte. Apoiando projetos como a “Route”, o “Salvemos São Conrado” e o “Seu Lixo Meu”, Isabella lançou em 2018 o “Pegada do Bem”, projeto que promovia ações de limpeza em praias com atividades de educação ambiental. Atualmente, Santoni integra a equipe do “Canal Novo Mundo”, um projeto voluntário de impacto socioambiental que nasceu em 2015. Com o selo Empresa Sustentável da Shell Iniciativa Jovem, o projeto promove a conscientização por meio de ações de educação ambiental e engajamento da comunidade. O movimento já mobilizou mais de 1000 voluntários e realizou mais de 200 ações de limpeza em todo o país!
Dividindo-se entre sua marca NIA e a carreira de atriz, Isabella, que é fluente em inglês, iniciou as aulas de espanhol em 2022. Em meados do mesmo ano, a artista também foi confirmada na quarta temporada de “A Divisão”, do Globoplay. Como se não bastasse, a série “Dom”, que traz Isabella no papel de Viviane, teve o lançamento da segunda temporada divulgado para março de 2023, como também a terceira temporada já confirmada!